Planalto Norte Catarinense se torna a primeira Denominação de Origem para erva-mate

A Denominação de Origem, ou simplesmente DO, reconhece o nome de um país, cidade ou região de um serviço ou produto em relação às suas características, sejam elas o meio geográfico ou inclusive fatores naturais e humanos.

No final do mês de maio, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) reconheceu a Denominação de Origem para erva-mate do Planalto Norte Catarinense diante da especificidade de um conjunto de fatores do meio geográfico em que é cultivada.

Verificou-se que a erva-mate exclusivamente deste local cresce em ambientes que são propícios de sombra, sendo constituída por folhas e ramos da erva-mate (ilex paraguariensis), não contendo espécies exóticas ou agrotóxicos.

Por a região se encontrar junto à Mata Atlântica, propicia um ambiente com sombra, e no inverno o estrato arbório auxilia para reduzir a radiação e eventuais ventos frios, mantendo assim o solo quente e a umidade necessária.

Com relação a fatores humanos, a forma de colheita e trituração apresentam características de diferentes povos, somando-se ainda as contribuições históricas dos povos indígenas, caboclos e tropeiros, tendo ainda influência dos imigrantes europeus.

Fonte: INPI

#inpi #propriedadeintelectual #denominacaodeorigem #indicacaogeográfica #ervamate #inpibrasil #planaltonortecatarinense

Write a comment