Compliance em tempos de Guerra

Fazer negócios com empresas russas, antes mesmo do conflito com a Ucrânia e as sanções econômicas que foram impostas, já era considerado de alto risco. Após o início dos conflitos, as negociações estão sendo consideradas praticamente impossíveis, ou até sendo vedadas.

Percebe-se que a Rússia entrou em uma lista negra, sofrendo a interrupção de várias operações – uma resposta de diversos países que buscam controlar o conflito.

Contudo, a imposição de embargos econômicos, estratégia adotada como meio de coerção junto a Rússia, pretende impactar na sua importação e exportação, fazendo com que as atividades de alto risco passassem a ser consideradas impossíveis ou vedadas.

Se anteriormente em uma análise de antecedentes das empresas russas, era feito uma diligência de Compliance para localizar bandeiras vermelhas, e nada fosse encontrado, o mero fato de a empresa ser russa não impediria o negócio.

Atualmente, devido aos embargos, mesmo não apresentando bandeira vermelha, a empresa não será considerada para fazer negócios com players do mercado estrangeiro.

E além disso, mesmo a empresa não sendo de origem russa, mas que mantenha negócios com estas, também sofrerá vetações estando na “black list” (“lista negra”).

Isso tem ocorrido devido a preocupação com risco reputacional e também ao risco reflexo, já que a empresa russa que faz parte desta cadeia pode vir à falência e impactar o potencial fornecedor ou cliente.

Fonte: Isto É Dinheiro

Sua empresa, faz negócios com empresas russas? Qual sua percepção sobre este cenário?

#guerra #putin #russia #ucrania #compliance #economia

Write a comment