Um momento único para o Brasil

Nos últimos 7 anos,

 

nosso país foi assolado por uma série de eventos e acontecimentos sem comparação em sua história. Do trabalho obstinado e corajoso de um seleto grupo de pessoas, uma grande reviravolta ocorreu no cenário político Brasileiro. A intitulada operação Lava-Jato mudou a forma de se ver, fazer e viver a política.
Todo um esquema de corrupção sistêmica foi exposto, julgado, e até o momento, dezenas de protagonistas de tal esquema foram mandados para a cadeia.
Entretanto, não é meu objetivo falar sobre a Lava Jato em si, nem sobre seus reflexos no que diz respeito a atual mudança de comando de nosso País. Levo este artigo em outra direção.
A operação descortinou a sociedade, de forma concreta e visceral. O que já era informalmente consenso por grande parte de nós foi materialmente comprovado: a corrupção é endêmica em nossa sociedade.
Isto vai muito além do que se mostrou até então nos escândalos entre políticos e grandes empreiteiras. Há muitos anos, a corrupção está impregnada em nossa vida. Vários podem ser os exemplos. É o pequeno infrator de trânsito que oferece propina a um policial (que pode ou não aceitar). Os “astutos” que pagam funcionários de companhias telefônicas para instalar um “gato” em suas casas. Àqueles que pagam fiscais, para evitar multas de qualquer natureza em suas empresas. Que adulteram relógios medidores, para pagar menos. Dão polpudas gorjeta a hostess de uma festa onde não foram convidados, ou não estavam na lista VIP. Todas pequenas coisas do dia a dia. Chegando até aos grandes escândalos que vimos noticiados nos últimos anos – com seu epílogo antológico sendo escrito com a Lava Jato.
Ora, se existe corrupção, ela pressupõe corruptor e corrupto. Se um agente público ou um congressista aceita ou impõe a corrupção, no outro lado, está alguém disposto a pagá-la. Seja por achaque, ou por vontade própria e consentida, o corruptor tem um mesmo papel, de igual importância. Ambos estão incorrendo no mesmo crime.
Pensando de forma conceitual, se o Congresso Nacional em essência, é a representação máxima de nossa sociedade; e se grande parte deste Congresso se mostrou, ou tem se mostrado corrupto, ora, a Sociedade (ou boa parte dela) em essência, também é corrupta. Os representantes de nosso povo, e eleitos por ele, de fato representam sua faceta mais vergonhosa.
Fato que me entristece muito. Afinal, sou brasileiro. Tinha muito orgulho disto, há muito pouco tempo atrás. Hoje, nem tanto. Antes enchia o peito para dizer que era brasileiro. Hoje, ainda falo de peito aberto que sou brasileiro, sim. Porém, já enfrento olhares desconfiados dos meus interlocutores. E vez, ou outra, tenho que conviver com algumas piadas prontas, ou com
comentários sobre como devem estar difíceis as coisas por aqui. Claro e evidente, que toda regra tem exceções. E sobre as exceções que deposito toda minha esperança.
Sentimentalismos a parte, derivo para onde a Lava Jato pode realmente fazer a diferença.
O crime só existe num ambiente de impunidade. Onde o Estado não consegue, ou não quer punir. Até muito pouco tempo atrás, existia quase um consenso de que os poderosos, os ricos, os mais favorecidos, jamais seriam punidos. Jamais iriam para a cadeia. Todavia, o desenrolar dos fatos pode ter mudado radicalmente tal logica
A Lava Jato traz aqui seu grande ponto de inflexão para a história. Temos hoje um cenário onde os homens mais ricos, e os mais poderosos estão atrás das grades. E tantos outros ainda experimentarão a mesma sorte (ou azar…).
Ora, quando isto acontece, faz todos os demais “meros mortais” perguntarem-se: “Se isto aconteceu com eles, seguramente pode acontecer comigo.”.
Estamos diante de um momento, onde uma mudança estrutural realmente pode acontecer. Se o Estado passar efetivamente a cumprir o seu papel de regulador da sociedade, punindo aqueles que infringem as normas, sem distinção de classe social, ou status. Onde cometer um delito possa de fato resultar em penalidade real. Onde o jeitinho brasileiro, não mais puder ser
utilizado. Dai sim, teremos uma mudança real da sociedade. A maior mudança que nós brasileiros pudemos vivenciar. Uma profunda mudança estrutural e de ética cultural.
Que os bravos da Lava Jato e de tantas outras operações que surgirão, continuem seu trabalho árduo, e tais condenações continuem mudando em definitivo a forma com que se pensa e se faz política, e vive-se em sociedade.
Desejo que este momento seja realmente um marco de virada. Um momento em que no futuro possamos estar lendo com nossos netos em livros, e seja reconhecido como uma nova fase na história do Brasil. E que possam viajar o mundo gritando: “TEMOS ORGULHO DE SER BRASILEIROS!”.

Write a comment