(Português do Brasil) Open Banking e LGPD: como se relacionam e quais desafios impõem aos participantes do sistema?

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Em outros momentos já publicamos aqui em nossas redes sociais sobre a importância da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e recentemente sobre fintechs.

 

Tendo dito isso, se faz relevante uma demonstração de como a relação entre Open Banking e a LGPD não se mostram conflitantes.

 

Sabemos que ocorre troca de informações entre bancos e instituições financeiras, porém, o que para muitos ainda é desconhecido, é que o Open Banking do Banco Central, quando desenvolvido, levou em consideração as exigências da lei, ou seja, por si só, o sistema não contraria as exigências da LGPD.

 

Mas então, quais os principais desafios do compartilhamento de dados bancários considerando-se a LGPD?

 

Percebe-se que tanto o Open Banking quanto a LGPD seguem o mesmo fluxo, ou seja, objetivam a necessidade e a autorização do titular do dado para que seus dados possam ser utilizados e tratados. Sendo assim, verifica-se que os principais desafios em relação ao Sistema Financeiro Aberto seriam:

– A garantia referente a transparência do processo de tratamento, assim como seu armazenamento e transmissão de dados;

– A rapidez em ações quando houver casos de vazamentos de dados;

– E por fim, a adoção de mecanismos eficientes para Atendimento de solicitações de revogação de compartilhamento e esclarecimentos de eventuais dúvidas inerentes ao processo.

 

Fonte: Zoop

 

#openbanking #lgpd #privacidade #proteçãodedados #vazamentodedados #incidentesdesegurança #fintechs #mercadofinanceiro #sistemafinanceiroaberto