Onda de aquisições agita o e-commerce

(Português do Brasil) Onda de aquisições agita o e-commerce, as empresas estão se fortalecendo

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Onda de aquisições agita o e-commerce

Nielsen se aproxima de comprar a consultoria Ebit, especializada em comércio eletrônico. Webmotors, maior site brasileiro de compra e venda de carros, adquire a leiloeira Loop.

A Nielsen está próxima de comprar a consultoria Ebit, do Buscapé, fortalecendo sua atuação no comércio eletrônico. A operação foi aprovada nesta semana, sem restrições, pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). No ano passado, havia circulado a notícia de que o Buscapé estava negociando a consultoria por cerca de R$ 5 milhões. Na época, especulou-se que o WPP e a GfK também avaliaram o ativo.

Fontes da indústria disseram ao Estado de Minas que a marca e a influência da Ebit são provavelmente maiores que o valor do negócio.
Comprada pelo Buscapé por volta de 2006, a Ebit é a consultoria de e-commerce mais tradicional do Brasil. Talvez o maior ativo da empresa seja o relatório Webshoppers, que desde 2001 monitora volume de vendas, quantidade de compradores e categorias de produtos comercializados no e-commerce brasileiro.

Correios não poderão cobrar mais de 8% em serviço a empresas de e-commerce A Ebit também faz estudos de inteligência de mercado sob medida e a certificação de lojas virtuais, usada como selo de qualidade pelos consumidores. “A operação representa uma boa oportunidade para o Grupo Nielsen expandir seu negócio de pesquisa e informação do mercado de e-commerce, bem como entrar no negócio de certificação de lojas virtuais no Brasil”, justificou a Nielsen em documento ao Cade. “O portfólio resultante terá profundidade e extensão para aumentar a competição e proporcionar maiores benefícios aos consumidores.”

Em seu parecer, o Cade calcula que as duas empresas terão pouco mais de 20% de participação de mercado, tanto em pesquisas sindicalizadas – que tratam de todo o mercado e são monetizadas por assinatura, sem exclusividade por parte de um só cliente – quanto em pesquisas “ad hoc”, como são chamadas aquelas feitas sob encomenda.
Para o Cade, a existência de concorrentes de grande porte – como Euromonitor, WPP/Ibope, Ipsos, GfK, Vox Populi e Accera – garante a concorrência no setor.
A investida da Nielsen não foi o único negócio a agitar os e-commerce brasileiro nos últimos dias. A Webmotors, que pertence ao Banco Santander Brasil, comprou 51% da Loop, uma subsidiária da Estapar que promove leilão de veículos usados, principalmente para frotistas.

A operação une a Webmotors – o maior site brasileiro de compra e venda de automóveis, com 25 milhões de acessos por mês – a uma empresa que se beneficia da presença física e capilaridade da Estapar, que opera mais de 400 mil vagas em cerca de 1.000 estacionamentos.

A Webmotors está fazendo um aumento de capital na Loop, diluindo a Estapar, que continuará com 49% do capital. A operação será submetida ao Cade e ao Banco Central.

A Loop organiza leilões para venda rápida. Os vendedores normalmente são empresas que operam com frotas ou bancos que retomaram veículos. Como o custo do capital empatado é alto, eles aceitam vender o carro com desconto em relação ao preço de mercado, contanto que a venda seja agilizada. Já os compradores costumam ser revendedoras que querem recompor o estoque e repassá-lo.

Para isso, a Loop faz o chamado ‘remarketing’: antes de iniciar o leilão, ela recebe o carro no pátio, faz vistoria, checagem de documentos e higienização, deixando tudo pronto para o comprador. Mais de 60% das vendas são feitas on-line, mas há eventos presenciais nos pátios de Mogi das Cruzes (SP) e Uberlândia (MG).

Para a Webmotors, trata-se da entrada em um nicho. A companhia vende carros tanto de pessoas físicas quanto de concessionárias cadastradas, mas ainda não operava no mercado de leilão (o Santander, que controla a empresa, atua como financiador preferencial nas vendas do site.)
Para a Estapar, a transação é mais uma forma de monetizar seus estacionamentos, que servem como pátio para receber e concluir a venda desses veículos.

A Estapar entrou como sócia minoritária da Loop em 2014, quando a companhia chegou ao Brasil pelas mãos da BCA, uma companhia inglesa que fatura mais de US$ 2 bilhões. A WTorre também era minoritária. Em março do ano passado, a Estapar assumiu o controle, comprando a parte da WTorre e metade das ações da BCA.

Fonte: Informações contidas nesse post foram divulgadas Pelo BlogSpot

Write a comment